10 de novembro de 2010

Reflexão

No blog (http://escritabrasil.blogspot.com/2008/07/letramento.html) indicado pela Prof. Nádie há a definição de letramento literário, como citado na entrevista da Prof. Zélia “O letramento literário – estado ou condição de quem faz usos da literatura – supõe um processo que pode se iniciar antes de se saber ler e escrever. Nas histórias, nos provérbios, nos ditos populares, nas adivinhas, nas parlendas, entre outros textos ficcionais e poéticos da oralidade, por meio de muitas vozes que não se restringem àquelas do universo familiar mais próximo. Na escola, com o aprendizado da leitura e da escrita, os impressos – livros, jornais, revistas e as telas como portadores de textos literários passam a fazer parte desse processo de letramento, dando mais autonomia ao leitor.”

Volto o foco para as histórias infantis, para ter-se consciência do quanto a história pode contribuir no desenvolvimento infantil e de como ela envolve a criança e colabora do seu desenvolvimento por diversas perspectivas, é preciso ver a situação em ação, vivenciá-la de diversas formas (com ilustração, com mudança de voz, com recursos de imagem e som) e principalmente utilizar da magia que o conto de fadas, o faz de conta, e sua posterior representação podem causar em todo o processo cognitivo de aprendizagem da criança, mais especificadamente na faixa etária de cinco anos, conforme trata o tema do TCC.

É preciso que uma aula com histórias não sirva apenas para preencher espaços, é necessário que tenha um objetivo, um fundamento bem estruturado para que cause na criança determinada emoção que fará com que nunca mais esqueça aquele momento, aquele sentimento despertado é preciso ser mágico.

A criança assume que suas relações com o mundo inanimado formam um só padrão, é como se ela interagisse, entra-se dentro da história e isso se dá porque de certa forma o texto age de maneira que a criança se sinta parte dele, interaja diretamente é como se a criança, no momento da leitura, criasse um outro mundo além do que, o conto de fadas é sugestivo, eles deixam a fantasia da criança e o modo de visualizar esta história serem reveladores no tempo de vida da criança. “Uma criança confia no que o conto de fada diz porque a vida de mundo aí apresentada está de acordo com a sua”. (BETTLHEIM, 2002 p. 48).

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Vejo que teu diálogo com a Nádie rendeu novas leituras e, com elas, outras reflexões! Essa compreensão em torno do letramento literário é importante porque valoriza as características da literatura, concebendo-a como arte. Compreender a literatura como arte implica trabalhá-la em sala de aula não como pretexto para ensinar conteúdos, mas como forma de desenvolver no aluno um senso crítico e estético, despertando nele diferentes emoções e, ao mesmo tempo, fazendo-o entrar em contato com diferentes formas de compreender a realidade.

Beijos, Rô Leffa.