27 de novembro de 2010

Considerações finais

Escrever esta postagem me trouxe muitas lembranças, algumas boas, outras nem tanto, mas que foram muito importantes para a constituição da pessoa que sou hoje. Afinal a desacomodação é necessária para nosso crescimento.
Um dos meus sonhos sempre foi ser estudante da UFRGS, no início do ano de 2007 fiz o vestibular para Pedagogia, receber a notícia que havia sido aprovada foi muito gratificante, nossa quanta felicidade.
Nas primeiras aulas fiquei um pouco perdida, fui apresentada a ambientes virtuais como blog, pbworks, ROODA, email, entre outros, alguns já conhecia, outros eram novidades, e durante algum tempo tive muita dificuldade em utilizar. Durante o curso também foi necessário planejar e replanejar o meu tempo para que pudesse me dedicar ao curso, realizar as tarefas, as leituras, participar dos fóruns, fazer as postagens no blog, com o tempo criei hábitos e passei a me organizar melhor, e isso foi fundamental para tornar o estudo a distância mais proveitoso.
As atividades realizadas, como leituras, trabalhos, participações em fóruns, aulas presenciais, workshops, estágio, entre outros, sempre foram muito significativas. A curiosidade em querer saber cada vez mais e compreender muitos porques me impulsionaram, fizeram repensar, ter descobertas, construções, desconstruções.
Pude compreender que não há receitas, ou uma fórmula certa para se ensinar, é necessário conhecer o aluno, ao entender como o sujeito aprende, estudando Vygotsky, Piaget, Freire, entre outros estudiosos, pude embasar minha prática, ter mais segurança, pude escolher com mais clareza que caminhos percorrer para atingir meus objetivos em minhas aulas. Como educadora procurei usar uma metodologia que proporcionasse ao aluno buscar respostas às perguntas procurei trabalhar de forma interdisciplinar, utilizando o mesmo tema para explorar assuntos de outras áreas de conhecimento. Por isso, tive como referencial os estudos de Piaget, Vigotsky, Emília Ferreiro, Paulo Freire, entre outros, cujas concepções baseiam-se no princípio de que o individuo não adquiri conhecimento e sim, constrói. O processo de construção do conhecimento é feito pelo indivíduo, em interação com o meio durante toda a sua vida.

Aprendi, através das interdisciplinas, ser mediadora e problematizadora, ressaltando que uma das interdisciplinas que veio a colaborar para o meu crescimento acadêmico foi Seminário Integrador, através dos questionamentos, exercício da escrita (postagens no blog), nesta sempre encontrei muita dificuldade, fui protagonista de minhas aprendizagens através da pesquisa, do diálogo, do confronto de ideias, da construção do conhecimento, da socialização dos saberes, da participação, da exploração adequada de diferentes fontes e de recursos.

Muitas foram os desafios e as aprendizagens que influenciaram beneficamente no meu desenvolvimento possibilitando-me ser mais crítica, questionadora, ter mais autonomia, desta forma construindo muitos outros conhecimentos.

Fico muito feliz de estar finalizando o curso, com a sensação de dever cumprido. E é sem dúvida algo que me realiza e me deixa bastante contente, chegar ao final de mais uma etapa em minha vida. Agradeço de coração aos grandes mestres, professores, tutores, colegas, a UFRGS, através do Pólo de Três Cachoeiras, enfim a todos que fizeram parte desta caminhada. Fica a saudade.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

esta última postagem também desperta em mim várias lembranças de momentos vivenciados ao longo destes quatro anos. Achei muito importante destacares, entre tantas aprendizagens e desafios, o uso das tecnologias, assim como a necessidade de se organizar no tempo para bem realizar um curso na modalidade a distância. Acredito que depoimentos como este podem contribuir para que outros alunos também vençam estes desafios e aproveitem as oportunidades que a educação a distância pode proporcionar.
Um carinhoso abraço e muitas saudades!!
Profa. Nádie