1 de novembro de 2010

Reflexão

Revisitando o eixo VII a interdisciplina de Linguagem e Educação e os estudos realizados, o texto “Práticas de leitura, escrita e oralidade na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental” traz alguns apontamentos que trabalhei durante o estágio e que vão ao encontro do TCC, quando diz que: “(...) a narração de contos é um dos temas sobre o qual incidimos. É através deles que as crianças começam aprender a seguir o fio da argumental da narração, a memorizar os começos e fins e também as frases feitas ou as musiquinhas introduzidas no texto. A memorização tem um papel importante dentro dos seus interesses. É por esse motivo que sempre querem que os contos sejam repetidos uma e outra vez, podendo, assim, participar nas frases que já memorizaram e, ao mesmo tempo, do argumento. É por esse motivo também que querem os contos explicados sempre da mesma maneira tudo deve seguir uma mesma ordem, cada fragmento deve ter uma entonação peculiar. Todos esses aspectos ajudam as crianças a serem capazes de narrar por si só as história e mais para frente, facilitando-lhes a escrita, já que o fato de poder antecipar o texto lhes dá maior fluência na hora de escrever.”
Os contos infantis mexem com a criança e para que toda essa sensibilização seja significativa é preciso observar características e pontos importantes no momento de contar a história, como citado no trecho acima e relacionando ao estágio pude perceber isso no momento em que coloquei em prática em sala de aula e percebi o quanto as crianças ficavam mais atentas na história quando havia mudança de voz, quando estavam próximas do narrador e ainda quando visualizavam as figuras. Também gostavam de sentar no tapete, pegar livros (normalmente as histórias que já conheciam) e “ler” uns para os outros, mostravam as figuras e narravam o texto, sempre com coerência, observando início, normalmente iniciavam com o “era uma vez”, meio e fim.
A incidência da narração das histórias no meu estágio foi tão significativa que a partir delas pude desenvolver outras habilidades como, por exemplo, organização de ideias, trabalhar a moral e ainda questões afetivas e cognitivas.

4 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Anna,

Está muito bem articulado no texto a importância da narração de contos para a construção do que alguns autores definem como "Letramento literário" e que, segundo Maria Zélia Versiani Machado (2008), pode ser definido como:
"[o] estado ou condição de quem faz usos da literatura – supõe um processo que pode se iniciar antes de se saber ler e escrever. Nas histórias, nos provérbios, nos ditos populares, nas adivinhas, nas parlendas, entre outros textos ficcionais e poéticos da oralidade, por meio de muitas vozes que não se restringem àquelas do universo familiar mais próximo".
Esta definição contextualiza teoricamente o que estás expondo na postagem e, se quiser saber mais sobre o assunto, sugiro que busque os textos dentro desse enfoque. Deixo aqui o endereço de um blog [http://escritabrasil.blogspot.com/2008/07/letramento.html] onde podes encontrar a entrevista dessa professora na íntegra.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Anna Brandalise Pegoraro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Brandalise Pegoraro disse...

Oi Prof Nádie,

Agradeço a dica do blog, estou adorando o tema do TCC, sempre é bom conferir novas leituras.

Grande beijo,
Anna.

Nadie Christina disse...

Oi querida,

não esqueça de compartilhar se a "dica" contribuiu com a tua compreensão sobre o tema, ok?
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie