19 de outubro de 2010

Reflexão 8° semana

Dando continuidade as revisões destaco a interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade: Uma abordagem sociocultural e antropológica, na qual foi solicitado a leitura do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, me chamou atenção, pois talvez essa seja uma prática óbvia em qualquer curso de licenciatura, desde o magistério até o curso superior é quase impossível ter passado por uma formação docente sem ter ao menos ouvido falar no título. Analisando as palavras de Freire e minha prática o que percebo é que o professor ao buscar uma formação constante vai ter questionamentos duráveis e isso é um fato verídico, o que eu acredito baseado na obra de Freire é que não podemos aceitar que somos donos do conhecimento e fazer deste uma verdade única “Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela”. Logo, o professor precisa em sua prática pedagógica, em sala de aula estar atento, ouvir seus alunos, a partir deste olhar desenvolver seu trabalho, considerando os conhecimentos prévios destes despertar o interesse e fazer da escola um espaço agradável e prazeroso.

Destaco ainda as interdisciplinas Seminário Integrador IV, V e VI nos foi apresentado os projetos de aprendizagem (PA’s), uma nova metodologia de trabalho, nesta perspectiva o aluno expõe um questionamento que não tenha apenas uma resposta, o aluno já possui dúvidas e certezas acerca desta questão, já tem um conhecimento prévio, e a partir disso deverá iniciar a busca pelas reposta. Não é necessário encaixar a pergunta num determinado conteúdo, pois os conteúdos irão surgir na medida em que os alunos pesquisarem sobre o tema escolhido, trabalhando assim de forma interdisciplinar. Essa metodologia de aprendizagem modifica nossa concepção de aprendizagem, de acordo com ela, só se aprende se houver motivação, interesse resultando em projetos que partam do desejo, da curiosidade, possibilitando ao aluno que ele seja construtor do conhecimento. Com objetivos e metas bem definidas, sabendo onde se quer chegar com tal atividade proposta, sem dar lugar ao fazer simplesmente por fazer sem significado, contribuindo para potencializar o desenvolvimento de várias habilidades, como o trabalho de grupo, a interação, a cooperação, a pesquisa o uso das tecnologias e no desenvolvimento do projeto a intervenção do professor é fundamental, questionando dialogando e desafiando. Mesmo não tendo utilizado esta metodologia na minha prática de estágio, considero muito importante para meu aprendizado.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Paulo Freire é mesmo uma referência muito importante quando o assunto é educação. Penso que uma das principais lições que ele nos deixa é a sua compreensão de conhecimento como uma construção coletiva e social. Em tua postagem, falaste em "questionamentos duráveis"? Essa expressão é tua? O que significa?

Pontuaste muito bem as características essenciais do PA.Disseste que não trabalhaste com PAs no teu estágio, então eu gostaria de saber que arquitetura pedagógica usaste e se ela te permitiu realizar um trabalho interdisciplinar, voltado ao uso da tecnologia e à pesquisa.

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.