4 de outubro de 2010

Reflexões 6° semana

Revendo e analisando as postagens feitas até o momento as quais referem-se aos eixos I, II e III, destaquei algumas contribuições de Piaget e Vygotsky.

De acordo com os estudos de Piaget pude caracterizar as etapas de desenvolvimento mental em que se encontra a criança de cinco anos, sendo esta etapa o período pré-operatório, a criança desta fase tende a atribuir vida aos objetos, em decorrência do animismo infantil, que é a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. Ainda nesta fase as crianças apresentam muita facilidade em entrar no mundo mágico, devido ao impulso imaginativo, no qual realidade e ficção se misturam.

Importante destacar que Piaget não se preocupou com o ensino de literatura, mas, aos estudar as etapas de desenvolvimento nos ajuda entender o que é necessário para cada fase.

Já Vygotsky além de trazer uma abordagem sobre o desenvolvimento da criança fala também na importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança.

Durante o estágio explorei as histórias infantis desenvolvendo atividades de expressão artísticas como construção de painéis recontando a histórias, modelagem, também realizava teatros, procurando sempre estimular a convivência grupal.

“O importante é deixar a criança ler os contos de fadas de forma livre e pessoal. E rodeá-la de histórias, seres e objetos mágicos, que lhe permita desenvolver o imaginário e criar esperança de soluções felizes para sua existência.” (Marta Morais Costa)

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Certamente Piaget e Vygotsky podem oferecer inúmeras contribuições para se pensar/trabalhar a Literatura. Tua reflexão apontou algumas possibilidades dessa relação. A Literatura é um ótimo caminho para desenvolver a imaginação, a criatividade e oferecer à criança diferentes formas de compreender o mundo.

De quem é a citação no final da postagem? Informe o autor e o ano, ok!