25 de setembro de 2010

Reflexão 5° semana

Dando continuidade as reflexões sobre a fundamentação teórica destaco um olhar importante sobre a literatura infantil que ajuda compreender sua importância para criança, trago as contribuições de Vygotsky, para ele “a literatura pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento cognitivo, pois ativa a função simbólica no leitor através de jogos de linguagem, que geralmente vêm acompanhados do poder imagético da ilustração, tanto na prosa como na poesia” (Aguiar, Vera Teixeira, Era uma vez...na escola: formando educadores para formar leitores, 2001, pg. 52). Vygotsky também considera de extrema importância o uso do faz de conta, pois é nela que a criança é capaz de realizar a representação simbólica, em que ela age no mundo imaginário, criado por ela mesma.
O que observei claramente, durante a prática do estágio, era o gosto pela leitura. Quando as crianças terminavam suas atividades logo se dirigiam ao tapete e com os livrinhos contavam histórias umas para as outras, procurava não interferir, apenas escutar. Passavam a “contar” a história, mostrando as gravuras do livro para os demais colegas. De acordo com Vygotsky essas interações com a linguagem possibilitam a criança aprender a construir e organizar o pensamento.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Tua postagem articula com propriedade a relação entre teoria e prática, pois discutes a temática da Literatura pelo olhar de Vygotsky e relacionas com a prática do teu estágio. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.