11 de outubro de 2010

Reflexão 7° Semana

Revendo o eixo VII acho importante destacar interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação. Com base na leitura do texto “Planejamento: em busca de caminhos” de Maria Bernardete Castro Rodrigues “uma ação planejada é uma ação não improvisada; uma ação improvisada é uma ação não planejada”, entendo que não se deve improvisar quando se tem objetivos claros, definidos e temos interesse em realizá-los. Revendo a prática de estágio percebo o quanto foi e é importante o planejamento, a aula planejada, com intenções, objetivos definidos faz toda diferença, caso contrário as aulas perdem sua direção.

O estágio foi desenvolvido com crianças da pré-escola, procurei fazer um planejamento interdisciplinar que possibilitasse o contato da criança com situações diferenciadas, favorecendo a vivências de situações concretas, por exemplo, aulas passeio, observações, criação de panfletos, teatros... que contribuíssem para o desenvolvimento do pensamento, também levei em consideração os conhecimentos prévios e interesses apresentados pela turma, assim o planejamento também requer flexibilidade e abertura para atender aos interesses das crianças.

Acredito que o planejamento é um aspecto que tem importância fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

O planejamento é, sem dúvida, um aspecto importante do fazer docente pois compreende um pensar sobre a ação e a determinação de estratégias para que os objetivos sejam alcançados. Logicamente que o acaso, às vezes, nos impõe mudança nos planos, mas ainda assim essa abertura e flexibilidade do planejamento vão ao encontro dos objetivos traçados, pois vamos redimensionando as estratégias e as ações, adaptando-as, reformulando-as.
Parabéns pela tua reflexão!

Beijos, Rô Leffa.