20 de setembro de 2010

Reflexões 4° semana

Relacionando a fundamentação teórica do TCC no momento estou encontrando na Interdisciplina de Psicologia II os estágios de desenvolvimento da criança na teoria piagetiana. A prática de estágio foi realizada com crianças do Jardim II, faixa etária 5 anos, sendo esta etapa caracterizada segundo Piaget como a fase que predominam os valores vitais e sensoriais, quando se dá a passagem da identificação psíquica para a percepção do próprio ser, do egocentrismo. No mesmo sentido Nelly Novaes Coelho diz que nesta faixa etária aprofunda-se a descoberta do mundo concreto e do mundo da linguagem através de atividades lúdicas, tudo o que acontece ao redor da criança é, para ela, muito importante e significativo. A imagem predomina sobre o texto, a criança começa perceber a inter-relação entre o mundo real que a cerca e o mundo da palavra, mediada pelo adulto como um agente estimulador. Ainda Nelli Novaes Coelho explica que “os livros adequados a essa fase devem propor vivências radicas no cotidiano familiar à criança e apresentar determinadas características estilísticas: Predomínio absoluto da imagem (gravuras, ilustrações, desenhos, etc.), As imagens devem sugerir uma ituação (um acontecimento, um fato, etc), desenhos ou pinturas, coloridas o uem preto-e-branco, em traços ou linhas nítidas, ou em asas de cor que sejam simples e de fácil comunicação visual. "

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Como estás em fase de fundamentação teórica do TCC, trouxeste, em tua reflexão, muitos elementos teóricos. Tais elementos estão bem articulados e abordas com propriedade a importância da atividade lúdica na educação infantil. Senti falta da relação entre teoria e prática pedagógica. Poderias ter trazido mais evidências de como os conceitos apresentados em tua reflexão podem ser pensados no trabalho pedagógico. Procure contemplar essa articulação nas próximas postagens, certo?

Beijos, Rô Leffa.