12 de setembro de 2010

Reflexões para fundamentação teórica do TCC

No momento as pesquisas e leituras que estou realizando têm o objetivo de embasar a fundamentação teórica do TCC. Novamente destaco a interdisciplina de Psicologia, que tem sido muito importante, visto que de acordo com o tema do TCC será necessário caracterizar e fundamentar o período em que se encontra a criança de cinco anos de acordo com a teoria piagetiana. Considero a teoria uma das mais profundas dentre as que tive oportunidade de estudar e também a que contribui diretamente com o tema proposto.

Durante o estágio pude comprovar a concordância entre algumas reflexões feitas por Piaget e o comportamento das crianças, e é esta junção teoria-prática que pretendo destacar. Passei a explorar contos infantis pela vontade que as crianças apresentavam em ouvir histórias, folhear livros, pela necessidade que a turma apresentava em resolver conflitos próprios da idade como egocentrismo, respeito, etc.

O estágio pré-operatório (2 a 6 anos de idade) A simbologia surge com um papel fundamental nas brincadeiras, como são exemplo o “faz de conta”, as histórias, os fantoches, o desenho, o brincar com os objetos atribuindo-lhes outros significados, etc. Os jogos simbólicos são possíveis dado que, nesta fase, a criança já é capaz de produzir imagens mentais. A linguagem falada permite-lhe o uso de símbolos para substituir objetos.

Outra autora que vem contribuir para embasar a fundamentação teórica é Fanny Abramovich, da interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, que estudada mais profundamente traz argumentos como: quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. Abramovich (1997).

Continuarei nas próximas postagens retomando os autores para que possam me auxiliar na funamentação teórica.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Que bom as interdisciplinas dos eixos iniciais do curso têm contribuído para a construção do referencial teórico do teu TCC.
Trataste muito bem de conceitos ligados ao desenvolvimento infantil e de questões da literatura infantil, produzindo uma articulação entre diferentes áreas de conhecimento. Articulação esta que te ajudará a construir um olhar focado e objetivo para os dados do teu TCC. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.