6 de setembro de 2010

Contribuições das interdisciplinas para o TCC

Nos primeiros contatos que tive com o curso PEAD, não tinha noção de quanto conhecimento, de quanta informação poderia adquirir e ainda como tudo isso se linkaria de forma tão significativa com a prática do estágio e vice versa.

Com estágio foi que toda esta bagagem apareceu de forma visual, afinal era hora de colocar em prática o que acreditava.

Talvez uma das leituras mais interessante e que mais contribuíram para a formação da idéia que tenho hoje de educação, foi a Piagetiana, é incrível como consigo ver Piaget em praticamente tudo que faço, que observo na criança, pois Piaget procurou explicar como se dá a aprendizagem.

Durante meu estágio percebi que as aulas que tinham historias eram extremamente produtivas e que todo aquele imaginário refletia de forma muito significativa na construção do conhecimento (que tem um enfoque bastante sólido e construtivo no que se refere a Piaget) e foi nos eixos 1, 2 e 3, os quais estou revendo este mês, que tivemos a interdisciplina de Educação Infantil e Aprendizagem, Teatro e Educação, Psicologia I, Ludicidade e Educação, Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem que vêm diretamente contribuir com o tema que pensei diante da minha prática do estágio ser aquele sobre o qual eu mais queria saber que me despertou desejo de escrever e curiosidade.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Realmente não dá para falar em aprendizagem sem lembrar de Piaget e é no espaço da sala de aula que sua teoria ganha visibilidade e concretude.

Citaste, em tua postagem, a interdisciplina de "Literatura Infanto-juvenil e Aprendizagem". Que contribuições importantes a revisita aos materiais dessa interdisciplina trouxeram para o teu TCC?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.