13 de junho de 2010

Reflexão 9° semana

“A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais, com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas”. (RCNEI, Volume 2, p. 21)

Dando continuidade ao projeto Eu e o meio, com enfoque no meio ambiente, evidenciando o lixo, durante esta semana foram realizadas atividades em que as crianças foram bastante participativas, a construção de panfletos para a campanha de conscientização foi uma atividade muito interessante, estava previsto a distribuição de panfletos para a comunidade escolar, contudo surgiu a idéia de fazermos uma campanha fora dos portões da escola, fomos à rua. As crianças se prepararam para passar as pessoas o que haviam aprendido. No decorrer da semana também construímos coletores para separar corretamente o lixo, e confeccionamos instrumentos musicais e brinquedos, fazendo uso de materiais recicláveis.

Devemos manter atitudes críticas, capazes de desenvolver a capacidade de problematizar, questionar, para que o conhecimento seja construído com bases sólidas. Me refiro, aqui, ao conhecimento de forma geral, aquele que utiliza a interdisciplinaridade, os relacionamentos, e isso deve ser feito desde a educação infantil. Segundo FREIRE (2001 p. 24): “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo”.

Auxiliar os educandos a serem críticos, autônomos não é tarefa fácil para os educadores. Mas, se queremos uma sociedade mais pensante, só conseguiremos com pessoas que acreditem em si e que saibam o que estão fazendo, e isso começa em tenra idade.

Nenhum comentário: