20 de junho de 2010

Reflexão 10° semana

“A criança é um ser social e também histórica que está inserida em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. É marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele. Piaget, (1994 )”.

Então, é preciso olhar para a criança como um ser humano, (que ainda em desenvolvimento não é adulto), é única, completa, com características físicas, psicológicas, afetivas, cognitivas e formas diferentes de agir, pensar, pensar, sentir e ao mesmo tempo em crescer que depende dos adultos na realização das diversas ações no seu dia-a-dia.

Portanto, deve-se oportunizar condições para que as crianças conforme os recursos que dispõem dirijam para si mesmas suas ações desenvolvendo assim, a responsabilidade, o senso crítico e a autonomia, através da apropriação de significados , ampliando progressivamente seus conhecimentos de modo contextualizado com estratégias apropriadas as diferentes fases do desenvolvimento infantil.

Segundo Machado (1996)”Não é atividade em si que ensina, mas a possibilidade de interagir de, de trocar experiências e partilhar significados é que possibilita às crianças o acesso a novos conhecimentos”.

Diante disso, o pedagógico da Educação Infantil, deve considerar os ritmos. O tempo é específico desta modalidade de ensino, assim como, todas as ações ali praticadas envolvem trocas afetivas em todos os momentos com as crianças, envolvem cuidados especiais, como alimentação, higiene, brincadeiras, jogos..., sem causar medos constrangimentos na formação da criança.Segundo o Referencial Curricular Nacional Para a Educação infantil a criança , como todo ser humano, é um sujeito social, histórico faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Cabe a nós educadores ser sinalizadores nesta caminhada e na união de nossas informações e não descartando o meio em que este ser em formação está inserido.

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