16 de maio de 2010

Indisciplina

Seguir as regras básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito por si mesmo. Neste período de estágio tive momentos complicados em relação a disciplina, em uma aula foi necessário parar as atividades que estávamos realizando para fazer um momento de diálogo, reflexão e após construirmos um cartaz com as regras de convivência.

Diariamente é necessário relembrar as regras de convivência, explicando o motivo de segui-las, conforme cita Paul Mussen, “a criança, na instituição, vai assimilando as regras de acordo com a orientação do professor e também dos combinados do grupo. Cada regra, sem exceção, tem um motivo. É fundamental que a criança saiba o porquê de cada regra para que faça com consciência e não apenas em caráter de obediência.”

Portanto, penso que a criança precisa de limites para que saiba o que pode e o que não pode fazer e ao mesmo tempo possa participar das decisões.

Um comentário:

Roberta disse...

Anna!!

Com as crianças temos mesmo que voltar muitas vezes nas regras. Pois nesse período a internalização do que pode e o que não pode leva um pouco de tempo. Mas nada que uma conversa não resolva.

Abraços
Roberta