9 de maio de 2010

Reflexões

Desde o início do estágio uma das perguntas mais freqüentes feita pelos alunos é: “Quando vou aprender ler e escrever?” as crianças estão na faixa etária de 5 anos. Alguns já escrevem seus nomes, outros escrevem espelhado, e ainda há alguns que precisam da “plaquinha” (plaquinha é um quadrado de EVA que possui o nome do aluno escrito com a letra bastão), pois escrevem somente as vogais de seus nomes, com auxílio da plaquinha conseguem reproduzir o que está escrito, a maioria reconhece as vogais e algumas consoantes (geralmente as letras que compõe seus nomes). Demonstram muito interesse pela leitura e escrita.

Nas situações em que observam materiais escritos desperta ainda mais a curiosidade para ler e escrever, exemplo são os livros infantis, além de apreciarem muito os contos infantis, observam as palavras procurando identificar as letras que conhecem, associando primeiramente a seus nomes e de seus familiares.

Conforme Emília Ferreiro “Antigamente, acreditava-se que a criança somente se alfabetizava quando submetida a um ensino sistemático. Isto é, salientava-se, em primeiro lugar, uma percepção motora e conceitual, a qual se chamava ‘prontidão’ e inseria-se a criança, gradativamente, no mundo da escrita, apresentando-lhe as letras uma a uma, como se essa criança fosse incapaz de perceber e aprender a partir de suas próprias curiosidades e vontade.”

Entendo e estou observando em minha prática que a leitura e escrita dependem muito mais das situações, “ocasiões sociais”, em que a criança tem contato com a língua escrita, como citei anteriormente, situações em que observam materiais escritos.
Também tenho disponibilizado alfabeto móvel, que tem sido muito útil, permitindo que as crianças observem o traçado das letras, concentrem-se em decidir quais letras são necessárias para escrita de seus nomes.

Um comentário:

Roberta disse...

Anna!!!

Aproveite esse momento de interesse de teus alunos e introduza mais atividades de escrita com eles, nesse momento tu podes adaptar o teu planejamento para esse desejo dos teus alunos.

Abraços
Roberta