23 de maio de 2010

Reflexão 6° semana

“Prefiro pensar que o aprendizado vem dos primeiros contatos e vivências dos mestres que por longos anos tivemos, desde o maternal. As lembranças dos mestres que tivemos podem ter sido nosso primeiro aprendizado como professores. Suas imagens nos acompanham como as primeiras aprendizagens. (...) Repetimos traços de nossos mestres que, por sua vez, já repetiam traços de outros mestres. Esta especificidade do processo de nossa socialização profissional nos leva a pensar em algumas marcas que carregamos. São marcas permanentes e novas, ou marcas permanentes que se renovam, que se repetem, se atualizam ou superam”. (Miguel Arroyo, Ofício de Mestre, 2002, p. 124).

Nesta semana recebi a visita da Tutora Graciela, profissional competente, foi minha professora e supervisora no curso Normal Médio, onde tive meus primeiros contatos, vivências, e aprendizagens com o magistério.

No momento que recebi sua visita estava realizando trabalhos sobre a história “O Grande Rabanete”. Conversamos rapidamente, afinal eu estava ansiosa, nervosa, precisava de alguns esclarecimentos sobre o trabalho que estou desenvolvendo. A conversa deixou-me mais tranqüila. Após, foi o momento da Tutora conversar com a regente da turma.

Acredito que este momento é de suma importância para que a supervisão tenha a possibilidade de fazer uma leitura mais sólida do trabalho que está sendo desenvolvido.

Um comentário:

Roberta disse...

Anna!!

A supervisão é mesmo um momento crucial na realização do estágio e é nomral que a gente fique nervosa.

Abraços
Roberta