15 de novembro de 2009

Reflexões sobre as aprendizagens

Ao realizar as atividades das interdisciplinas do Eixo VII consigo perceber claramente a articulação entre as interdisciplinas. A alfabetização de jovens e adultos baseada na concepção de valorização de múltiplas linguagens para dar sentido a aprendizagem ao resgatar a visão de mundo dos alunos para compreender e transformar o mundo que os cerca, conectando com a Linguagem da Educação onde os conceitos de letramento e alfabetização foram bem enfocados. A importância da oralidade, da escrita e da leitura.

“São as diferentes formas de oralidade, leitura e escrita, que se agregam ao substituem as anteriores, possibilitando outras aprendizagens, outros tipos de produção e recepção de conhecimentos...a escola enfrenta o desafio de incorporar ao currículo essas demandas sociais e culturais e de articular meios para responder a elas”. Texto: A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais (Dall, Zen; Trindade, 2002).

A interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação enfatiza a importância do trabalho integrado em sala de aula e suas relações com a economia e a política vigentes em diferentes épocas e contextos sociais e históricos no modelo de educação brasileira.

“Que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto” Frei Betto (Ivo viu a uva).

O planejamento de um dia de aula abrange aspectos relacionados com diversos textos, incluindo seminário Integrador VII através da construção dos PAs que é uma metodologia que evidencia o planejamento através da análise e reformulações durante o desenvolvimento com argumentação. O que desenvolve a autonomia como processo de construção de aprendizagens significativas.

Na interdisciplina de Libras compreendi que a língua dos surdos é uma língua natural, gestual e visual com expressão facial e corporal que interage na sociedade, esta deve ser tratada de forma legal com respeito por todos os que se envolvem com estas pessoas, sejam familiares, escolas, políticas públicas e a sociedade em geral. Por outro lado é notável que a comunidade surda conseguiu avançar através da intensificação de suas lutas, buscando meios adequados para o atendimento que contemple esta parcela da população que enfrenta dificuldades junto a seus familiares, na escola, no acesso ao trabalho limitando as oportunidades oferecidas pelo contexto social.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Tua reflexão destaca aspectos fundamentais discutidos nas interdisciplinas do eixo VII. Fizeste um trabalho de retrospectiva!

Destaco, porém, que as citações devem servir para mostrar nosso posicionamento sobre determinado assunto. Ela deve, portanto, estar integrada ao nosso dizer, pois sua importância na escrita decorre daí... dessa 'costura' entre o nosso dizer e o dizer do outro.
Em tua reflexão, no entanto, as citações parecem ter uma existência própria, como se fossem independentes do restante do texto. Procure fazer essa articulação, mostrando mais claramente o que pretendes evidenciar/dizer com a citação.

No parágrafo em que discutes as questões de LIBRAS é preciso fazer uma reformulação. Dizes que "a língua dos surdos é uma língua... que interage com a sociedade". Na verdade, são as pessoas que interagem e não a língua.

O último parágrafo está um pouco confuso. Falas das lutas da comunidade surda na família, na escola, no trabalho... e depois dizes "limitando as oportunidades"... Parece contraditório! Reveja essa formulação, ok.

Beijos, Rô Leffa