21 de novembro de 2009

Considerações sobre o trabalho pedagógico de Maria Montessori e Célestin Freinet

Ao estudar sobre o enfoque temático 8 foi nos apresentado dois pedagogos: Freinet e Montessori, os quais contribuíram com inovações pedagógicas que conheci e utilizei quando aluna nas séries iniciais que acredito contribuíram com o meu desenvolvimento e na compreensão dos conteúdos. Neste momento consigo identificar em que autores as professoras se baseavam para aplicá-los em suas aulas. Portanto as atividades eram planejadas com base em pressupostos pedagógicos que tinham conhecimento e acreditavam ser eficientes.

Ainda hoje reconheço nas salas de aula a pedagogia de Freinet cantinhos de aprendizagem onde o material didático é organizado e os alunos podem escolher atividades, pesquisar, produzir textos as correspondências inter-escolar para trocar informações e dar sentido a escrita as aulas-passeio: “tem quatro etapas: a motivação, a preparação, a ação e a comunicação.” (Revista Nova Escola, Janeiro 2001).

Porém entendo que levar os alunos para aulas-passeio e organizar a sala em cantinhos, ignorando aspectos sociais e políticos ao redor da escola não estão de acordo com as idéias de Freinet, pois para o pedagogo era preciso aproximar as crianças do conhecimento do seu entorno para transformá-lo, modificando assim o meio em que vivem. Como o conhecido estudo do meio ainda tão utilizado e adequado para conhecer a realidade, história de vida.

Para Montessori a criança precisa entrar em contato com o concreto para depois abstrair o conhecimento.

Os materiais didáticos colocados nos links deste enfoque criados pela pedagoga como o Material Dourado que proporcionam uma melhor compreensão da apropriação do sistema de numeração decimal de forma lúdica e concreta ainda é percebido nas escolas.

Desta forma é possível constatar com os estudos desta interdisciplina as atividades pedagógicas realizadas partem de pressupostos teóricos, de diferentes autores, em momentos e locais diversos, mas que buscam qualificar a educação e provocar mudanças.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Tua reflexão evidencia uma compreensão acerca de diferentes metodologias construídas em diferentes épocas, mas que ainda estão presentes nas escolas. O interessante de tudo isso é conhecer a origem desses modelos e compreender os pressupostos pedagógicos que a embasaram.

Beijos, Rô Leffa