15 de novembro de 2009

Projetos de Aprendizagem

A metodologia de trabalho baseada em Projetos de Aprendizagens, independente do nível ou modalidade de ensino possibilita a reflexão de assuntos, temas, que sejam de interesse dos alunos que irá gerar um questionamento resultando no ponto de partida da pesquisa, onde o professor será o mediador deste processo.

Percebendo o nosso cotidiano onde as mudanças e informações são constantes temos menos certezas e ainda precisamos estar mais abertos às mudanças e, além disso, dispostos a acompanhá-las. Ter no espaço escolar “este tipo de proposta, a idéia é a de que o aluno ‘Precisa aprender a entregar-se com alegria à aventura de soltar a imaginação e a inteligência para criar e construir o novo, sempre disposto a reconstruir, na medida em que entende a relatividade do produzido” (Magdalena e Costa, pg. 93, 2003) como um ponto significativo na formação do cidadão.

A partir do momento em que o aluno participa ativamente da aula, se sente capaz de colaborar, contextualizar suas aprendizagens, talvez esteja aí uma “ação” que causará uma “reflexão” e como conseqüência seria uma sociedade melhor onde a escola estará fazendo seu trabalho social: o aluno como parte viva deste processo.

É possível que este resgate do aluno seja um dos caminhos para amenizar os conflitos pelos quais a escola esta passando atualmente, como o desinteresse e a falta de apego ao ambiente escolar.

A metodologia de Projetos seria então uma maneira bastante democrática de educar que nos permite entender a curiosidade dos alunos, fazê-los pensar e utilizar instrumentos que ajudem no norte da pesquisa que parte da questão inicial e busca cada vez mais acrescentar conhecimento sem que se determine o seu fim.

Obs.: Reformulação da postagem feita em 31 de outubro de 2009, conforme os questionamentos da Tutora Rosângela.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Tua reformulação esclareceu pontos fundamentais e deu visibilidade ao teu posicionamento sobre os PAs.
É importante destacar que os PAs se alicerçam em três pontos fundamentais: valorização da curiosidade do aluno, construção coletiva/colaborativa do conhecimento e incentivo à pesquisa. São esses aspectos direcionam as ações e as etapas do PA. Trata-se, sem dúvida, de uma metodologia de trabalho que valoriza o aluno, seus interesses e particularidades.

Beijos, Rô Leffa