31 de outubro de 2009

Projetos de Aprendizagem

A metodologia de trabalho baseada em Projetos de Aprendizagens possibilita refletir sobre possibilidades interessantes partindo dos interesses das necessidades dos alunos, tendo como ponto de partida a pergunta inicial, independente do nível ou modalidade de ensino e idade.

Analisando a contemporaneidade, onde passamos por constantes mudanças, passou o tempo de trabalharmos pautados em certezas, hoje nos deparamos com incertezas, com a falta de clareza, com tecnologias possibilitando o acesso fácil e rápido em qualquer lugar do mundo. Estes e outros elementos estão diretamente relacionados a família, a escola tem muito a ver com a prática pedagógica do professor, perpassando os muros da escola.

Convivemos diariamente com situações de indisciplina, falta de respeito, valores. Diante disso sabemos que é através da Educação em que as escolas contribuem de forma significativa na formação do cidadão. Logo a Pedagogia de Projetos executada através dum planejamento onde os alunos se percebam como co-participantes, responsáveis pela construção e efetivação de suas aprendizagens de forma significativa, contextualizada, possam como cidadãos participar e transformar a sociedade através da ação, reflexão, com autonomia, consciência e criticidade. Sendo assim penso que esta possibilidade de trabalhar com esta metodologia seja um caminho para combater os conflitos pelos quais a escola esta passando atualmente.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Teu primeiro parágrafo está um pouco confuso, há um circularidade de ideias... "interessantes/ interesses", "partindo dos/ ponto de partida... O que são essas 'possibilidades interessantes'? E a pergunta inicial é o ponto de partida de quê? do PA ou dos interesses dos alunos? Reescreve essa parte a fim de que o texto fique claro.

O que a discussão do 2º parágrafo tem a ver com PAs? Precisas estabelecer relações, mostrar como 'as mudanças da contemporaneidade' se relacionam com os PAs (esse é o título da tua postagem). Nesse mesmo parágrafo, dizes que "a escola tem muito a ver com a prática pedagógica do professor"... Há necessidade de dizer isso? É somente na escola que temos essa relação professor e prática pedagógica. Seria estranho se a escola não tivesse a ver com isso!

Com relação ao 3º parágrafo, achas que os PAs são uma solução para os problemas de indisciplina, falta de respeito...?
Que concepção de aprendizagem está subjacente aos PAs?

Aguardo tua reformulação para seguirmos dialogando!
Beijos, Rô Leffa