31 de outubro de 2009

Didática

O trabalho com projetos parte do interesse, da curiosidade, e das dúvidas dos alunos fazendo uma conexão com os conhecimentos que o aluno possui, sendo que os conteúdos não são trabalhados de uma forma rígida, pois segue a lógica de raciocínio dos alunos e integra os conteúdos de forma interdisciplinar. É também uma maneira de organizar hipóteses ao construir as dúvidas e as certezas favorecendo o desenvolvimento do poder da argumentação. Estes aspectos são positivos porque tornam a aprendizagem significativa e a apropriação dos conhecimentos não é estabelecida pelo professor, possibilita o debate a participação ativa a troca de saberes e o registro de diversas formas enquanto que nos centros de interesses os conteúdos são agrupados e as atividades realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança de forma globalizada extraídos do contexto em que vivem.

São aspectos muito importantes para aprendizagem dos alunos porque enriquece torna mais hábil e aplica conhecimentos para resolver diferentes situações que são propostas ou que surgem em seu dia a dia.

Neste sentido a relação com o planejamento esta no entendimento de que toda ação pedagógica deve estar sustentada por pressupostos teóricos que explicitem as concepções, pois eles estabelecem as linhas traçadas no trabalho ao definir procedimentos e estratégias em métodos. É na teoria que buscamos as referências para as práticas e repensamos as mudanças para melhorar a qualidade do ensino.

A frase de Arroyo, 1994, menciona que mudar discursos sem mudar ações e as formas de intervir na aprendizagem do aluno não tem embasamento teórico e se torna vazia de conteúdo e de argumentos.

É através do conhecimento que podemos produzir transformações que qualifiquem a nossa prática pedagógica em nossas escolas.

Obs.: Reformulação da postagem feita em 31 de outubro de 2009, conforme os questionamentos da Tutora Rosângela.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Anna,

Tua postagem parece uma 'colcha de retalhos' pois soma ideias diferentes sem estabelecer relações entre elas, sem uma articulação.
No 1º parágrafo trazes uma citação, mas não discutes, relacionas, aprofundas...

O 2º parágrafo fala sobre diferentes metodologias: 'centros de interesse' e 'projetos'. Explique melhor o que caracteriza cada uma dessas metodologias. O que observas de positivo nelas... que limitações elas revelam... Aprofunde as ideias, argumente!

O 3º parágrafo aborda a questão do planejamento. Qual a relação entre planejamento e o que disseste anteriormente nessa postagem?

Aguardo tua complementação.
Beijos, Rô Leffa

Rosângela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.