O trabalho com projetos parte do interesse, da curiosidade, e das dúvidas dos alunos fazendo uma conexão com os conhecimentos que o aluno possui, sendo que os conteúdos não são trabalhados de uma forma rígida, pois segue a lógica de raciocínio dos alunos e integra os conteúdos de forma interdisciplinar. É também uma maneira de organizar hipóteses ao construir as dúvidas e as certezas favorecendo o desenvolvimento do poder da argumentação. Estes aspectos são positivos porque tornam a aprendizagem significativa e a apropriação dos conhecimentos não é estabelecida pelo professor, possibilita o debate a participação ativa a troca de saberes e o registro de diversas formas enquanto que nos centros de interesses os conteúdos são agrupados e as atividades realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança de forma globalizada extraídos do contexto em que vivem.
São aspectos muito importantes para aprendizagem dos alunos porque enriquece torna mais hábil e aplica conhecimentos para resolver diferentes situações que são propostas ou que surgem em seu dia a dia.
Neste sentido a relação com o planejamento esta no entendimento de que toda ação pedagógica deve estar sustentada por pressupostos teóricos que explicitem as concepções, pois eles estabelecem as linhas traçadas no trabalho ao definir procedimentos e estratégias em métodos. É na teoria que buscamos as referências para as práticas e repensamos as mudanças para melhorar a qualidade do ensino.
A frase de Arroyo, 1994, menciona que mudar discursos sem mudar ações e as formas de intervir na aprendizagem do aluno não tem embasamento teórico e se torna vazia de conteúdo e de argumentos.
É através do conhecimento que podemos produzir transformações que qualifiquem a nossa prática pedagógica em nossas escolas.
Obs.: Reformulação da postagem feita em 31 de outubro de 2009, conforme os questionamentos da Tutora Rosângela.
São aspectos muito importantes para aprendizagem dos alunos porque enriquece torna mais hábil e aplica conhecimentos para resolver diferentes situações que são propostas ou que surgem em seu dia a dia.
Neste sentido a relação com o planejamento esta no entendimento de que toda ação pedagógica deve estar sustentada por pressupostos teóricos que explicitem as concepções, pois eles estabelecem as linhas traçadas no trabalho ao definir procedimentos e estratégias em métodos. É na teoria que buscamos as referências para as práticas e repensamos as mudanças para melhorar a qualidade do ensino.
A frase de Arroyo, 1994, menciona que mudar discursos sem mudar ações e as formas de intervir na aprendizagem do aluno não tem embasamento teórico e se torna vazia de conteúdo e de argumentos.
É através do conhecimento que podemos produzir transformações que qualifiquem a nossa prática pedagógica em nossas escolas.
Obs.: Reformulação da postagem feita em 31 de outubro de 2009, conforme os questionamentos da Tutora Rosângela.
2 comentários:
Oi Anna,
Tua postagem parece uma 'colcha de retalhos' pois soma ideias diferentes sem estabelecer relações entre elas, sem uma articulação.
No 1º parágrafo trazes uma citação, mas não discutes, relacionas, aprofundas...
O 2º parágrafo fala sobre diferentes metodologias: 'centros de interesse' e 'projetos'. Explique melhor o que caracteriza cada uma dessas metodologias. O que observas de positivo nelas... que limitações elas revelam... Aprofunde as ideias, argumente!
O 3º parágrafo aborda a questão do planejamento. Qual a relação entre planejamento e o que disseste anteriormente nessa postagem?
Aguardo tua complementação.
Beijos, Rô Leffa
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