24 de outubro de 2009

Linguagem

No decorrer da história o conceito de alfabetização foi se modificando em razão das necessidades sociais e políticas.

Vivemos numa sociedade em que a leitura e a escrita estão presentes em todos os espaços e em todos os momentos. Fora da escola esse saber é adquirido pela criança, pelo jovem quando estes têm acesso aos diferentes meios proporcionados pelos adultos e participam das práticas de leitura, escrita e oralidade. Contudo há de se considerar que muitos alunos chegam a escola sem ter tido a possibilidade de conviver com estes artefatos culturais.

Diante disto é na sala de aula, o espaço onde estes alunos poderão ter oportunidade de estar em contato, manusear, fazer uso de materiais que envolvam a leitura e a escrita. O papel do professor é ser um orientador na exploração destes materiais, sem contudo deixar de valorizar os conhecimentos prévios, favorecendo novas descobertas a apropriação do sistema da escrita e da leitura.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Anna,

No início de tua postagem, afirmas que o conceito de alfabetização se modificou devido a questões sociais e políticas. Podes explicar melhor isso, dar exemplos? O que exatamente provocou essa mudança? Como esse conceito era entendido anteriormente e como é entendido agora depois dessa mudança?
E ainda: como compreendes a relação/distinção entre alfabetização e letramento?

Aguardo tuas considerações para seguirmos dialogando!

Beijos, Rô Leffa