19 de abril de 2009

Ensino/Aprendizagem

O ensino/aprendizagem são temas pertinentes nas atividades docentes, muitas vezes este tema leva a entender que o ensino resulta em aprendizagem, contudo não é necessário que alguém ensine para que haja aprendizagem e mesmo quando alguém nos ensina não significa que esta havendo uma aprendizagem.

Aprendizagem ocorre desde o nascimento e nos acompanha durante a vida, é na interação com o meio, com as pessoas, objetos, com as situações que vamos acumulando informações e experiências, assim podendo compreender o mundo, aprender. Desta forma a aprendizagem não esta ligada somente as atividades escolares.

Nesse sentido pude compreender o ensino/aprendizagem numa perspectiva interacionista que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, acredita que para haver aprendizagem é necessário haver ação sobre o objeto, a criança precisa experimentar, observar, ter contato, ler, refletir, questionar... Apenas sentada, ouvindo o professor não garante que a criança tenha uma aprendizagem.

Desta forma, o professor deve proporcionar ao aluno oportunidades para que ele interaja com o meio, questionando e desafiando o educando, estando disposto a aprender com os alunos.

Um comentário:

Roberta disse...

Anna!!

Com certeza a interdiscplina de Psicologia está trazendo novas visão sobre as teorias da educação. Isso é muito bom pois assim temos que consciência do que estamos fazendo e em que acreditamos como concepção de educação. Seguiremos conversando...

Abraços
Roberta