30 de março de 2009

Reflexão sobre Projetos de Aprendizagem

Fazer um projeto de aprendizagem não foi tarefa fácil, não num primeiro momento, pois ainda estava acostumada com projeto de pesquisa, em que é lançada uma pergunta e facilmente encontramos uma reposta, projeto de aprendizagem envolve muito mais do que buscar uma simples resposta para um questionamento, surge de uma pergunta complexa, de uma problematização, que não tenha apenas uma resposta, os indivíduos já possuem dúvidas e certezas acerca desta problematização, já tem um conhecimento prévio, e a partir disso deverão iniciar a busca pelas repostas.

A busca pelas repostas acontecerá de diversas formas, não podemos nos focar somente em bibliografias (em respostas prontas), lógico que são fundamentais, mas há outras formas de buscarmos uma solução para o questionamento, em nosso projeto foi necessário fazermos pesquisas de campo, entrevistas, refletir sobre as concepções que tínhamos e se estas estavam “corretas” ou não, houve muita discussão entre o grupo, troca de informações. Utilizamos diversos ambientes virtuais (fórum, blog, e-mail, webfolio), outra ferramenta que nos foi muito útil chama-se CmapTools, um software que podemos construir mapas conceituais, que nos auxiliou no desenvolvimento do projeto.

Segundo orientações da professora Nádie este tipo de projeto “propõe outra forma de construir conhecimento, também se fundamenta na busca de resposta a uma pergunta, contudo se constrói em cima daquilo que os participantes têm como certezas e dúvidas”, com este tipo de trabalho levantamos hipóteses, podemos ou não confirmar uma suspeita.

Acredito que devemos desenvolver esta forma de projeto em sala de aula, primeiramente selecionamos as curiosidades que os educandos vem apresentando, sondando quais conhecimentos eles têm acerca dessas curiosidades, o que pensam, feito isto passamos para um próximo passo que é pensar como fazer essa transposição didática do conteúdo, que relações podemos estabelecer com o contexto do educando e como trabalhar este tema de uma forma interdisciplinar.

Um comentário:

Roberta disse...

Anna!!

Gostei muito da tua reflexão sobre os PA's. É eles não são mesmo fáceis, já que ele pode nos levar a caminhos que a gente não imagina, já nos Projetos de Pesquisa, quando ele é lançado aos alunos já sabemos o que iremos encontrar, por isso a resistência dos professores em utilizar os PA's em sala de aula.
Vejo que já pensaste um pouco sobre isso, e como seria aplicar isso numa turma de 30 alunos, seria possível? Como tu achas que o professor pode agir nessa situação?
Seguimos conversando

Abraços
Roberta