3 de novembro de 2008

Reflexão dos pensadores estudados

Durante os estudos realizados na interdisciplina Escola Cultura e Sociedade,em que pude analisar as teorias de Durkhein, Webber e Marx procurei compreender melhor a sociedade e a relação entre esta e o indivíduo.

Os autores citados “elaboraram e utilizaram conceitos como os de fato social, ação social e classe social. De alguma maneira todos estavam interessados em pensar a relação entre indivíduo e sociedade no mundo moderno”.

Durkhein “acreditava que a sociedade prevalece sobre o indivíduo”, esta ajuda na formação do indivíduo, pois há regras e normas coletivas que orientam nossa vida.

O indivíduo, segundo ele, não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade. Por isso, toda sociedade tem de educar seus membros, fazendo com que aprendam as regras necessárias à organização da vida social. As gerações adulta transmitem as crianças e aos adolescentes aquilo que aprenderam ao longo da sua vida em sociedade. Com isso o grupo social é perpetuado, apesar da morte dos indivíduos.

Pode-se fazer uma ligação entre o pensamento de Durkhein e nossa educação – nossas escolas -, é necessário refletirmos qual é o papel atual da escola para a formação dos indivíduos, quais os conhecimentos, regras, condutas que estamos trabalhando e como poderíamos desempenhar com mais eficácia nosso papel de educadores.

Para Webber, “a sociedade não seria algo exterior e superior aos indivíduos, como em Durkhein, para ele a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto de ações individuais reciprocamente referidas, Webber define como objeto da sociologia a ação social”.

Weber afirma que podemos perceber diferentes formas de ação social, estas formas ações de social também podem-se chamar “Os três tipos de dominação legítima” que ajudam orientar as ações dos indivíduos. Os tipos de dominação são:
- Dominação legal;
- Dominação tradicional;
- Dominação carismática;

Já para Marx “diferentemente de Durkhein e Webber, considerava que não se pode pensar a relação indivíduo X sociedade separadamente das condições materiais se apóiam”. Marx, buscou analisar a sociedade em que viveu para ele as condições materiais não podiam ser vistas separadamente do indivíduo e da sociedade, nota-se que a educação sempre foi influenciada por interesses de classes dominantes, procurando moldar o indivíduo de forma que esse atendesse as expectativas da sociedade, do mercado de trabalho. O pensador alemão Karl Marx propunha que a educação fosse um instrumento de compreensão do mundo e transformação da sociedade, que a classe trabalhadora também tivesse acesso e condições de ter uma boa educação.

Enquanto alguns pensadores acreditavam que seria necessário construir o “homem novo” necessário a sociedade futura, para Marx este “homem novo” já existia, era a classe trabalhadora, alegava que era preciso dar condições para que esse homem novo pudesse se desenvolver.

Marx contribuiu para a educação no sentido que esta é importante para a sociedade, propõe algumas formas de melhorar a educação, porém, não apresenta uma metodologia educacional.


Fontes Bibliográficas
Oliveira, S. P. Introdução à Sociologia. Editora Ática.
Tomazi, D. N. Iniciação à Sociologia. Atual editora, 1993

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