28 de setembro de 2008

Organização e Gestão da Escola

A interdisciplina de Organização e Gestão da Escola esta me possibilitando a compreensão respeito da organização da educação brasileira. A princípio não tinha conhecimento a respeito do tema, desta forma, foi necessário muita leitura e diálogo com colegas mais experientes para que eu pudesse compreender.
Conforme o texto “Federalismo e Descentralização” de Nalú Farenzena, a oferta educacional brasileira nasceu descentralizada, quer dizer, com grande parte da responsabilidade nas mãos dos estados e municípios. Como sendo a transferência de responsabilidade e atribuições de um governo central para os governos subnacionais, entidades governamentais ou para a sociedade.
Fica bastante evidente que os estados e municípios ficam com a fatia maior da responsabilidade da educação nacional. Mesmo que esta situação tenha sido influenciada pelo princípio de autonomia federativa não dá para negar que a parte mais difícil ficou com os governos que estão mais próximos do povo.
De acordo com a leitura proposta, pude entender que o município tem responsabilidade no que diz respeito à educação infantil e séries iniciais de ensino fundamental, ficando com o estado a primazia ao ensino médio e séries finais de ensino fundamental, ao governo federal cabe atuar diretamente na organização de rede federal de ensino. Isto, porém não abdica a federação da responsabilidade financeira e da educação como um todo.
Obs.: Alguns trechos deste texto foram extraídos do trabalho realizado nesta interdisciplina.

Nenhum comentário: