5 de novembro de 2008

PPP e Regimento Escolar

Durante a realização da atividade 2 em que foi solicitado a leitura dos textos Projeto Político e Projeto Pedagógico de Bernard Charlot e Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: Espaços para a Construção de uma Escola Pública Democrática de Maria Beatriz Gomes e Mariângela Bairros, concomitantemente com análise do PPP e Regimento Escolar, foi possível compreender a importância de conhecermos tanto o PPP quanto o Regimento Escolar e como estes são elaborados.

O PPP – Projeto Político Pedagógico – esta proposto na LDB, n° 9394/96, neste documento consta aspiração, idealização e direção que serve de base para elaboração, desenvolvimento e avaliação do currículo. Este documento deve ser elaborado por todos que fazem parte da escola, levando em consideração a realidade da comunidade escolar (contextualização). Define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, sendo composto de três grandes partes: marco referencial, o que queremos alcançar; diagnóstico, o que nos falta para ser o que desejamos e programação, o que faremos para suprir tal falta.

Já o Regimento Escolar tem como referência o PPP, esta proposto na resolução CEED n° 236/98, é o documento que define a organização e o funcionamento do estabelecimento de ensino, quanto aos aspectos pedagógicos. A elaboração do mesmo também envolve a comunidade escolar. Normativa as ações pedagógicas e administrativas previstas no PPP e nos planos de estudos, sendo que o administrativo deve estar a serviço do pedagógico.

Nota-se, portanto, que há um elo entre o PPP e o Regimento Escolar, ambos complementam-se, tem que haver uma continuidade nesses dois documentos que são norteadores da instituição escolar.


Neste site poderão encontrar mais informações acerca do PPP e Regimento Escolar,

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está muito boa a tua apresentação do PPP e do Regimento Escolar. Ficou faltando ao final do texto o link para acessar as informações. Seria importante editar a postagem e incluir o item, pois o leitor fica procurando e não encontra o endereço.
Um carinhoso abraço,

Profa. Nádie