28 de setembro de 2008

Projeto de Aprendizagem - Perguntas

Dando continuidade as atividades da Interdisciplina de Seminário Integrador V, foi solicitado que escolhêssemos uma pergunta. Posteriormente nos reunimos em grupo onde começamos elaborar o projeto de aprendizagem. A pergunta escolhida foi: “As emoções afetam nosso organismo?”, com orientação da professora e diálogo entre o grupo a questão foi reformulada, ficando da seguinte forma: “O estresse pode ser considerado um sofrimento físico e psíquico, assim sendo, como e porque se manifestam estas reações decorrentes dos desequilíbrios emocionais?”. Foi necessário modificá-la pois estava muito ampla, era necessário ter um foco mais específico.
Diante da questão levantamos algumas dúvidas e certezas provisórias sobre o assunto. Devido à distância não foi possível nos reunirmos pessoalmente, contudo, fizemos uso de ambientes virtuais para que o diálogo acontecesse e organizássemos o projeto.
Para maiores esclarecimentos combinamos uma conversa no “msn”com a professora Nádie, nem todos componentes do grupo participaram, mas o administrador do grupo, o qual participou da conversa disponibilizou o diálogo para que todos tivessem acesso e se interassem do andamento do projeto.
Após este diálogo, entre o administrador e a professora, surgiu uma nova pergunta para nortear o projeto, sendo esta: “Por que a criança desenvolve o stress e qual a influencia do mesmo nas séries iniciais?”.
Neste momento estamos levantando questionamentos, certezas e dúvidas, para que o projeto possa ter continuidade.
Realizando a presente atividade, estou compreendendo que a partir de questionamentos levantados pelos alunos, conforme seus interesses, é possível ir definindo os conteúdos a serem trabalhados. Será que meu pensamento esta correto?

Um comentário:

Roberta disse...

Anna!!

A realização de um Projeto de Aprendizagem não é mesmo uma tarefa fácil. Muitos ajustes, encontros e desencontros são necessários até que consigamos formular corretamente uma pergunta, bem como as certezas e dúvidas envolvendo a pergunta central.
Se encontrar com o grupo, mesmo que não presencialmente, é muito importante para afinar as discussões e conseguir contemplar todas as sugestões dos integrantes.
Quanto a trabalhar os PA's com os alunos, os contúdos irão surgir naturalmente na medida que os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido. Não temos que tentar "encaixar" a pergunta num determinado conteúdo, pois isso ocorrerá sem a nossa intervenção.

Abraços
Roberta