24 de setembro de 2008

Sabemos que na sociedade há muitos líderes, estes são escolhidos de diversas formas, no texto “Os três tipos puros de dominação legítima” Weber nos apresenta as três formas de dominação/liderança presentes na sociedade, e nos ajuda a compreender melhor quais são as características dessas formas de dominação, sendo que estas classificam-se de três formas: dominação legal, tradicional e carismática.
A primeira, é a dominação baseada em leis, há regras estabelecidas, os líderes são escolhidos via eleição. A segunda forma de dominação sendo esta a tradicional, é aquela baseada na dominação patriarcal, não há leis ou regras que estabeleçam critério para que um indivíduo possa chegar a liderança, essa liderança acontece por ser algo tradicional: por fidelidade. Já a terceira forma de dominação, a carismática, é baseada nas qualidades pessoais do líder, prestígio social e moral, são pessoas dotadas de encanto, estimadas e bem quistas na sociedade, consideradas frequentemente profetas, pessoas iluminadas.
Percebo que é importante que haja líderes na sociedade, porém esta liderança deve oportunizar a todos que estão inseridos na sociedade que participem, contribuam, que esta liderança não seja algo autoritário, que o líder possa representar seu grupo da melhor forma possível.

Nenhum comentário: