14 de junho de 2009

Comentário sobre a conferencia: “O discurso da Flexibilização e Inclusão Social nas Políticas e Gestão Educativas”

De 27 a 30 de maio de 2009 estive participando do III Simpósio Internacional VI Fórum Nacional de Educação, destaco meu entendimento sobre a conferência ministrada pela professora Acácia Zeneida Küenzer, professora da Universidade Federal do Paraná - Brasil, abordando o tema “O discurso da Flexibilização e Inclusão Social nas Políticas e Gestão Educativas”.
Segundo a professora Acácia, a sociedade contemporânea tem sofrido algumas mudanças, passando por um acelerado meio de destruição e reconstrução de habilidades. Atualmente os trabalhadores não devem apenas reproduzir de forma sistemática o que lhes foi ensinado, devem, sim, ser flexíveis e estar preparados para acompanharem as mudanças.
A partir deste discurso, da necessidade de termos profissionais flexíveis, emerge um novo discurso pedagógico, aí entra o papel do educador, através da educação contribuindo na formação deste indivíduo. Estar preparado para o mercado de trabalho não é apenas ter conhecimento teórico, mas aliar teoria e prática, ou seja, o conceito de trabalho não é mais saber fazer, mas enfrentar eventos. O que há de novo nesta concepção é que a produção e o consumo na acumulação flexível passam a demandar uma relação com o conhecimento sistemático, de natureza teórica, mediado pelo domínio de competências cognitivas complexas.
Neste sentido a escola deve integrar o conhecimento científico juntamente com a prática, para que a educação sirva como meio de promoção da cultura, sendo importante mostrar a responsabilidade dos formadores, principalmente dos que atuam na educação.

Nenhum comentário: