13 de junho de 2009

Reflexão sobre educação - Kant

A leitura do polígrafo sobre Kant “Sobre a Pedagogia” é bastante rico em conceitualizações ao mesmo tempo em que o autor tem o enfoque bastante definido sobre o processo educacional do ser humano como um ser em constante formação. O autor cita várias conceitualizações que nos ajudam a entender a finalidade da existência humana e como fazer do homem um ser melhor, talvez possa se resumir seu processo educacional em quatro tópicos bastante definidos: primeiro o ser disciplinado consistindo em domar a selvageria. Tornar-se culto como sendo a posse de uma capacidade condizente com os fins que almejamos. A prudência, esta como sendo um cuidado a ser tomado pela educação referindo-se a certos modos corteses gentilezas entre outros. E por fim a moralização como sendo a capacidade de escolher os bons fins aprovados por todos e ao mesmo tempo sendo individuais. Kant entende o homem como um ser que pode ser treinado, disciplinado e instruído, sendo que destes tópicos o mais importante é a moralidade, pois o autor questiona que como poderia haver homens felizes se não os tornamos morais e sábios. (?)

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