1 de maio de 2009

Piaget e os estágios de desenvolvimento

O desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, é um processo contínuo. As mudanças qualitativas das estruturas cognitivas, que ocorrem no decorrer desse processo, servem de índice par caracterizar os diferentes estágios de desenvolvimento. Cada estágio envolve um período de gênese e um período de consolidação.

Piaget distinguiu quatro estágios no desenvolvimento cognitivo:

1- estágio da inteligência sensório-motora (do nascimento, até por volta de 1 ano e meio a 2 anos) no curso do qual ocorre a objetivação e especificação dos esquemas da inteligência prática;
2- estágio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos) função simbólica (linguagem), organizações representativas, pensamento intuitivo, regulação representativa articulada;
3- estágios das operações concretas (dos 7 aos 11 anos) no curso do qual se consolidam as operações concretas de classes de relações, e o pensamento se torna reversível. A reversibilidade (por reciprocidade e por negação) são usadas, independentemente, uma pela outra;
4- estágios das operações formais (dos 11-12 anos por volta dos 14 anos) em que as estruturas cognitivas alcançam reversibilidade completa e o raciocínio abstrato torna-se possível.

Entender cada estágio do desenvolvimento segundo Piaget, abriu muito minha mente meu modo de pensar. É um aprendizado muito significativo já que pode ser visto na prática a partir do momento em que vemos nossos alunos com outros olhos de educador interessado na realidade e na real capacidade de cada aluno como um ser único e individual e principalmente como alguém resultado daquilo que teve oportunidade, daquilo que foi exposto a vivenciar, e além de poder visualizar a teoria na prática (daí a razão mais interessante do trabalho) pude estar mais ciente das características de cada estágio do desenvolvimento de que é possível ver estas fases se mesclarem, se confundirem em sua normal evolução.

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