12 de novembro de 2008

Reflexão sobre minha profissão

Devo deixar claro que no momento não estou atuando como professora, a única experiência que tive no magistério foi no estágio que fiz em 2006, em uma escola da rede pública municipal, com uma terceira série de vinte e três alunos, na qual pude colocar em prática a aprendizagem do curso. Os relatos que farei a seguir são baseados neste estágio, nos estudos que venho realizando e no contato, troca de experiências, que tenho com colegas e professores.

Quanto ao plano de carreira da rede pública estadual de ensino não tenho muita noção, porém, pelo pouco de conteúdo que tivemos acesso no curso e que conheço considero sua abrangência bastante justa, o que não quer dizer que se equipare a o modo como isso se da na prática. Quanto a rede pública municipal pude ter acesso durante o estágio, ele existe há cinco anos e tem uma estrutura abrangente, visto que engloba mudanças de classe e de nível (até mestrado) equivalentes a formação pessoal do profissional e não a sua atuação. O tempo de experiência passa a ser levado em conta na mudança de classe e a formação na mudança de nível, porém estas não acontecem imediatamente ao momento em que é solicitado, podendo demorar meses ou até anos.

Quanto a formação em nível superior, ainda não há influência direta na realidade, visto que não atuo na área. Porém posso afirmar que esta possibilitando inúmeros conhecimentos sobre a política educacional, a organização escolar e principalmente sobre a prática pessoal, ao momento que consigo estabelecer uma relação clara da teoria e da prática. Isto se dá também devido a qualidade do curso, confesso que não imaginava que fosse tão intenso, já que a modalidade é à distância e que ainda assim proporciona qualidade de aprendizado. Quanto à formação continuada ofertada pela faculdade, penso que seja um pouco inviável pois os cursos são de difícil acesso, horários complicados e nem sempre é possível comparecer.

A escola em que estagiei é urbana e se situa na região mais carente do município, abrange a fatia mais necessitada, porém, as condições físicas do prédio, o número de alunos é adequado (entre 20 e 30 por turma) ao espaço físico, a escola possui ainda outros espaços, como: playground, ginásio de esporte, sala de vídeo, sala de leitura, refeitório, aula de flauta, taekwondo. No que se refere a prática docente existe equipes de apoio pedagógico como supervisão, coordenação, psicóloga, psicopedagoga, a escola possui aparelhos de TV e som, data show, e acesso livre a internet. Quando estagiei a relação entre direção e professores hierárquica. A escola possui Conselho Escolar inativo (por motivos de legalidade), Conselho de Classe que se reúne trimestralmente, CPM com reuniões mensais, mas não possue organização por parte dos alunos como grêmio estudantil por exemplo. A relação família escola é bastante distante, visto que os pais não são assíduos na escola quando solicitados e quanto ao processo de aprendizagem dos filhos acontece o mesmo, não é difícil porém presenciar reclamações durante os resultados de fim de ano.

Um professor pós graduado que entre no plano de carreira municipal, classe “A”, terá uma remuneração inicial por volta de R$ 900,00, penso que não é o ideal basta comparar com outras profissões para percebermos a desvalorização, sem falar no desgaste e na dedicação que a carreira exige. Quanto a nova proposta do piso salarial nacional de R$ 950,00 para 40h semanal para nível médio, seria o início de uma remuneração mais justa mas, vê se que não é prioridade para os governantes. Quanto a sindicalização ela existe no município mas não é única na categoria e penso que este não representa os interesses como deveria. Em geral a um caminho grande a ser percorrido e com certeza essas questões fazem-nos refletir.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Anna,

O texto está ótimo como reflexão sobre a profissão, de um modo geral e a partir da tua vivência. Atualizando com recentes conquistas ainda não plenamente implementadas. Acredito que contribuirá muito para a tua construção da identidade profissional a associação com um professor onde possas exercitar as propostas apresentadas pelo curso. Já pensou em se organizar e reservar um tempo para isto? Acredito que daqui para frente se fará cada vez mais necessário um espaço para o desenvolvimento de atividades práticas. Pense nisto!
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie